Dia dos Reis Magos

O Dia dos Reis Magos celebra-se a 6 de Janeiro de cada ano. Como no natal celebra-se na véspera, ou seja na noite de 5 para 6 de Janeiro.

É uma celebração associada ao Natal que conta a história dos reis magos que viajaram do oriente, guiados por uma estrela, para visitar o menino Jesus. De acordo com a tradição os reis magos chamavam-se Belchior (rei da Pérsia), Baltazar (rei da Arábia) e Gaspar (rei da Índia) e entregaram de presente ouro, incenso e mirra respetivamente.

No Brasil esta data chama-se Folia de Reis. Cantadores e instrumentistas, vestidos com roupas bastante coloridas, percorrem a cidade tocando diversos instrumentos, como viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro. Vão de porta em porta e recebem presentes como café ou um prato de comida.

Em Portugal simboliza o término dos festejos de Natal. Cantam-se as janeiras e faz-se a refeição típica de bacalhau com batatas, bolo-rei, pão-de-ló e as rabanadas.

No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal.

Nos países hispânicos é tradição dar as prendas de Natal às crianças neste dia.