Dia dos Enganos

Dia dos Enganos, Dia da Mentira ou também chamado Dia dos Bobos ou dos Tolos celebra-se no dia 1 de Abril.

Origem do Dia dos Enganos

Existem algumas possíveis explicações para este dia.
Uma dessas explicações remonta ao início do século XVI, em França. Nesta altura o ano novo era celebrado no dia 25 de Março, dia que oficialmente começava a primavera. Esta celebração durava cerca de uma semana, terminando no dia 1 de Abril.

Uma outra explicação está relacionada com a adopção do calendário gregoriano, após1564, quando o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses continuaram a seguir o calendário anterior e por isso passaram a ser alvo de gozo e ridicularização.

Nos países de língua inglesa o dia 1 de Abril tem o nome de April Fool’s Day, na França chama-se poisson d’avril e na Itália pesce d’aprile. No Brasil este dia tornou-se popular com a publicação de um jornal “A Mentira”, com a notícia da morte de Dom Pedro.

Partidas do Dia dos Enganos

Publicação, pelo jornal britânico The Guardian, da descoberta da ilha de San Serriffe (nome que surgiu do tipo de letra sans-serif;
Bebida pela empresa Google: Gulp;
Canal de televisão BBC anuncia em 1957 uma reportagem sobre uma plantação de esparguete, que desencadeou uma vaga de interesse por parte de várias pessoas.

Mais datas comemorativas de Abril.