Dia do Soldado e do Exército Brasileiro

 

Dia do Soldado e do Exército Brasileiro comemora-se a 25 de Agosto de cada ano. No dia do soldado e do exército brasileiro pretende-se homenagear todos aqueles que trabalham no exército.

Dia do Soldado e do Exército Brasileiro

Celebra-se nesta data porque em 25 de Agosto de 1803 nasceu Luís Alves de Lima e Silva, patrono do exército brasileiro. Aos 20 anos este homem, duque de Caxias, era capitão e travou várias lutas pelo país.

A palavra soldado tem a sua origem no latim, traduzido literalmente quer dizer “pago para servir”.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908.  Já em Portugal deixou de ser assim, indo para o serviço militar apenas aqueles que se voluntariam.

Como celebrar o Dia do Soldado e do Exército Brasileiro

Embora neste dia já não se realizem actividades festivas, aproveite para conversar com os seus alunos ou filhos sobre temas relacionados com este dia: responsabilidade, compromisso, “vestir a camisola” ou outras questões mais complicadas como a guerra, decisões políticas, etc.

É uma excelente oportunidade para visitar instalações militares, propor aos seus alunos reportagens com soldados ou então para os mais pequenos construir uma chapéu típico ou farda e cantarolar umas lengalengas como a lengalenga dos soldadinhos e a lengalenga do soldado de papel.