Dia do Leitor

O Dia do Leitor celebra-se a 7 de Janeiro de cada ano. Este dia é dedicado essencialmente a todos aqueles que gostam de ler e fazem da leitura uma prática diária pessoal e familiar.

Este dia foi criado para homenagear o jornal cearense “O Povo” fundado em 7 de janeiro de 1928, fundado pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

Este dia relembra a importância da leitura desde tenra idade, isto porque ninguém nasce como leitor. O interesse pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano ao longo da sua vida, a partir de influências positivas relacionadas com o ato de ler. Veja a importância de ler em família. O hábito da leitura estimula as capacidades de comunicação, interpretação e cognição de todas as pessoas.

Se ainda não existe esse hábito na sua família que tal começar hoje a ler com os seus filhos? Escolham um livro em conjunto e partilhem o prazer da leitura. Poderão ler à vez ou para os mais pequenos os pais poderão ler e pedir aos filhos para recontarem a história pelas suas próprias palavras. E porque não inventar histórias em conjunto, é muito divertido e estimula a criatividade e imaginação.

Ao longo do ano, a leitura também é celebrada no Dia da Literatura Brasileira a 1 de maio e no Dia Nacional do Livro em 29 de outubro.