Dia da Implantação da República

Dia da Implantação da República celebra-se a 5 de Outubro.  Dia da Implantação da República foi uma importante data para Portugal.

Dia da Implantação da República

Portugal era governado por reis, portanto uma monarquia. No entanto, no século XIX muitas pessoas não concordavam com este tipo de governo, pois o rei governava durante toda a sua vida e quem lhe sucedia era o seu filho primogénito.

Isto acarretava muitos problemas, especialmente se o rei não governava bem e só tinha em conta os seus próprios interesses e não os do povo. Assim, em 5 de Outubro de 1910 ocorreu uma revolução e o povo destronou  a monarquia instituindo, assim a república, alías a par do que acontecia por toda a Europa.

Assim, nesta data foi proclamada a república sendo que Teófilo Braga foi o presidente provisório até às primeiras eleições. Uma nova constituição foi aprovada em Agosto de 1911 e modificou-se o Hino Nacional Português e a Bandeira de Portugal.

Como celebrar o Dia da Implantação da República

Este é, de facto, uma data importante para Portugal. Aproveite este dia para falar sobre os vários tipos de governo existente não só em Portugal, mas também noutras partes do mundo. É importante as crianças e os adolescentes perceberem que nem todos os países são iguais. Permita que pensem e se expressem quanto ao que consideram mais eficiente.

Promova uma visita de estudo ao local onde tudo sucedeu, por exemplo no Terreiro do Paço em Lisboa. Crie uma peça de teatro que represente a situação ou peça para criarem pequnos contos à volta do tema.