Dia da Implantação da República

Dia da Implantação da República celebra-se a 5 de Outubro e é uma data importante para Portugal.

Portugal era governado por reis, portanto uma monarquia. No entanto, no século XIX muitas pessoas não concordavam com este tipo de governo, pois o rei governava durante toda a sua vida e quem lhe sucedia era o seu filho primogénito.

Isto acarretava muitos problemas, especialmente se o rei não governava bem e só tinha em conta os seus próprios interesses e não os do povo. Assim, em 5 de Outubro de 1910 ocorreu uma revolução e o povo destronou  a monarquia instituindo, assim a república, alías a par do que acontecia por toda a Europa.

Assim, nesta data foi proclamada a república sendo que Teófilo Braga foi o presidente provisório até às primeiras eleições. Uma nova constituição foi aprovada em Agosto de 1911 e modificou-se o Hino Nacional Português e a Bandeira de Portugal.

Como celebrar o Dia da Implantação da República

Esta é, de facto, uma data importante para Portugal, por isso aproveite para realizar algumas atividades:

  • Aproveite este dia para falar sobre os vários tipos de governo existente não só em Portugal, mas também noutras partes do mundo. É importante as crianças e os adolescentes perceberem que nem todos os países são iguais. Permita que pensem e se expressem quanto ao que consideram mais eficiente;
  • Promova uma visita de estudo ao local onde tudo sucedeu, por exemplo no Terreiro do Paço em Lisboa.
  • Crie uma peça de teatro que represente a situação ou peça para criarem pequenos contos à volta do tema.