Daltonismo

 

O Daltonismo, medicamente chamado de discromatopsia ou discromopsia, é uma incapacidade de ver a cor ou distinguir as cores em condições normais, normalmente o verde e o vermelho. Por exemplo, um daltónico pode ter dificuldade em distinguir as cores de um semáforo.

Também apelidado de deficiência de visão das cores, o Daltonismo é considerado a doença genética mais comum entre os humanos, afetando cerca de 8% a 10% dos homens. É muito mais frequente nos homens do que nas mulheres porque está associada ao cromossoma X. Há apenas uma menina daltónica para cada 10 meninos.

O nome daltonismo surgiu com o químico e matemático John Dalton que dedicou a sua vida a investigar este transtorno visual. Normalmente o transtorno é leve e passa despercebido, no entanto em casos mais agudos pode originar problemas sérios pessoais, escolares e laborais.

A criança, jovem ou adulto com daltonismo apresenta uma diminuição da capacidade de ver a cor ou percecionar as diferenças de cor em condições normais de iluminação. O indivíduo com visão normal pode identificar e distinguir cerca de 150 tons de cores diferentes, no entanto o daltónico não consegue criar tantas misturas de cores.

Tipos de Daltonismo

Existem três tipos de Daltonismo: acromático, dicromático e tricomátrico dependendo da localização do defeito visual ou de quais as cores que não consegue identificar.

O tipo de Daltonismo acromático permite apenas ver preto, branco e cinzento. Os tipos dicromático  e  tricomático (tipo de Daltonismo mais comum) apresentam dificuldades na identificação das cores: vermelho, verde ou azul.

Causas de Daltonismo

A causa mais comum para o Daltonismo é uma falha no desenvolvimento nos cones da retina, mas também pode ser causado por  lesões na retina ou nervo ótico ou nos neurónios responsáveis pela visão. Diabetes e esclerose múltipla também podem ser possíveis causas do daltonismo.

Tratamento para Daltonismo

O Daltonismo não tem cura, mas existem algumas formas de melhorar o dia a dia de um daltónico: software específico, filtros coloridos e Color add – um sistema de identificação de cores para daltónicos.

Testes para Identificar Daltonismo

O teste mais conhecido para identificar o Daltonismo é o Teste de Ishihara, que consiste num conjunto de placas para identificar números. Descubra mais testes para identificar Daltonismo.

Famosos com Daltonismo

Existem várias pessoas conhecidas de várias áreas que são daltónicas. Paul Newman, Keanu Reeves e Mark Zuckerberg são alguns exemplos de famosos com daltonismo.

Faça o teste para saber se é daltónico e leia os diversos artigos relevantes sobre este tema.

>