D70 – Teste de Inteligência Não Verbal

 

D70 – Teste de Inteligência Não Verbal, foi criado em 1970, na França, para ser uma forma equivalente ao D48. D70 – Teste de Inteligência Não Verbal trata-se de um teste de inteligência geral, não verbal, que avalia de maneira relativamente pura o factor “g” de Spearman.

O D70 destina-se a adolescentes e adultos com nível de escolaridade equivalente ao Ensino Secundário e Superior, aplicado individual ou colectivamente, com um tempo limite de 25 minutos. Utilizado no diagnóstico clínico, na selecção profissional e na orientação profissional.

Da mesma forma que o D48, os itens do D70 também são apresentados em forma de uma sequência de dominós. A tarefa do adolescente ou adulto consiste em descobrir quantos pontos deveriam estar nas duas metades do dominó em branco, para completar a sequência, e assim escrever os algarismos correspondentes na folha de respostas.

O teste é constituído por 4 exemplos e 44 itens, dispostos por séries. Em cada série a forma de apresentação dos dominós mantém-se a mesma e os itens estão em ordem de dificuldade crescente. Os itens iniciais de cada série introduzem um novo princípio de raciocínio e, por isso, são mais fáceis que os últimos da série anterior.

O jogo completo inclui: Manual, Cadernos de aplicação, Folhas de resposta e Grelhas de correcção.