Crianças com Baixa Capacidade Leitora

Crianças com baixa capacidade leitora, nomeadamente crianças com dislexia, lidam com a tarefa da leitura diariamente. Crianças com baixa capacidade leitora vivem num mundo em que  é importante saber ler. Quase tudo o que fazemos implica ler e compreender o que foi lido.

Crianças com Baixa Capacidade Leitora

Notas baixas
Frustram-se facilmente
Têm dificuldade em terminar trabalhos
Têm baixa auto-estima
Têm problemas de comportamento
São propensas a problemas físicos devido ao stress
Não gostam da escola
Mostram-se envergonhados perante grupos
Não desenvolvem o seu potencial máximo

Como lidar com Crianças com Baixa Capacidade Leitora

Estas crianças apresentam, de forma geral, uma baixa auto-estima e uma noção errada das suas reais capacidades e potencial. Por isso, é importante motivá-la e demonstrar de forma prática a sua importância e valor. Por exemplo promover atividades em que a criança é boa, atinge o seu potencial. Normalmente essas atividade não estão relacionadas com a escola, são atividades extra curriculares.

Também é importante  ensinar a criança a lidar com o fracasso e com a frustração, a saber canalizar a sua zanga, irritação  e muitas choro.Não é errado sentir-se assim, mas tem de aprender a gerir e a manifestar essas emoções.

Acima de tudo estas crianças têm a necessidade de sentir-se aceites e amadas, por isso verbalize e demonstre de forma prática o seu amor, de forma incondicional. Crianças com baixa capacidade leitora precisam de ser amadas pelo que são e não apenas pelo que fazem ou alcançam, aliás como qualquer criança.