Como tornar a leitura interessante

 

Como tornar a leitura interessante, especialmente para aqueles que sentem dificuldade na mesma? Algumas dicas para tornar a leitura interessante para disléxicos ou com outras dificuldades de aprendizagem.

Como tornar a leitura interessante

Para tornar a leitura interessante e mais prazeirosa promova a leitura de forma alternada, ou seja leia um parágrafo e de seguida o aluno lerá o seguinte e assim sucessivamente. Isto não fará com a leitura seja mais rápida, mas aumentará a sensação de prazer da leitura.

Como é fácil de compreender é bastante frustrante perder o sentido do texto, o que acontece facilmente quando o texto é difícil e o estudante disléxico ou com outra dificuldade não entende o significado de algumas palavras chave. Ler de forma enfática e até mesmo teatral poderá ajudar a “trazer vida” às palavras de um texto.

Muitas vezes o estudante disléxico necessitará que se complete a palavra por ele. Faça-o de foma descontraída e sem dar grande importância, pedindo para que repita.

Veja peças de teatro de obras literárias ou um filme durante ou após a leitura de um livro. Torna a leitura mais visual o que facilita  aprendizagem.

Se o seu filho tem dislexia veja as dicas de leitura específicas para o ajudar!