Como Sair de um Incêndio?

 

Como sair de um incêndio com bebés ou crianças?  O principal objetivo é sair das instalações onde o fogo está a deflagrar.

Como Sair de um Incêndio?

Primeiro é  importante lembrar-se que crianças com mais de 6 anos apenas devem ser responsabilizadas por elas próprias durante a fuga (por exemplo não lhes peça para levar algum objeto ou o animal de estimação).

Toque na porta da divisão onde se encontra e sinta a temperatura: se a porta estiver fria, abra e saia, fechando-a imediatamente, não voltando para trás; se a porta estiver quente, não a abra. Dirija-se a uma janela.

Tente tapar com uma manta ou outro tecido a zona inferior da porta. Peça às crianças para ficarem agachadas junto ao chão, pois o ar é mais fresco. Entretanto abra a janela e peça ajuda.

Se puder sair pela janela, faça a criança deslizar lentamente para fora, suspenda-a pelos braços e peça que salte para o chão. Se tiver necessidade de partir o vidro proteja-se com um tecido grosso.

Se não for possível sair, tente desligar a energia geral e o gás. Evite elevadores e use as escadas, preferencialmente no sentido da descida. Mantenha-se vestido e molhe as roupas.