Como Entreter os Filhos em Viagens

 

A época das férias chegou. E férias podem significar viagens. E embora as crianças gostem muito de viajar, muitas vezes ficam aborrecidas e irritadas, especialmente se os percursos forem longos. E então, como entreter os filhos durante as viagens de carro, comboio ou de avião?

Entreter os seus filhos durante as viagens não tem de ser uma aventura impossível. Na realidade, se bem planeada pode ser uma experiência divertida para toda a família. Seja criativo, paciente, flexível e mantenha a boa disposição!

Prepare bem as crianças para a viagem, vá falando com os seus filhos sobre o destino e o que planeiam fazer. Peça ajuda na preparação do que necessita levar e também converse sobre ideias do que fazer durante a viagem. Por exemplo, podem escolher os brinquedos que vão levar para as férias e sugerir um jogo ou atividade que gostem ou queiram experimentar.

Como Entreter os Filhos em Viagens de Carro

A aventura vai começar… deixamos algumas ideias para tornar a viagem mais calma e divertida:

  • Procure começar o dia da viagem cedo, evitando viajar durante sol intenso ou muito trânsito;
  • Tenha à disposição garrafas com água e alimentos saudáveis e fáceis de comer. Por exemplo, maça, pêra, cenoura e sandes simples e previamente cortadas;
  • Tenha sempre à mão lenços de papel ou toalhitas humedecidas;
  • Esteja atento às casas de banho disponíveis, faça paragens frequentes e leve as crianças mesmo que elas digam que não estão com vontade;
  • Pare num local com parque infantil onde as crianças possam brincar e relaxar um pouco;
  • Providencie roupa confortável para usar durante a viagem, lençol leve, manta e almofada (caso durmam);
  • Mantenha sempre que possível uma temperatura agradável dentro do carro;
  • Aproveite o tempo em família dentro do carro para contar histórias, conversar, cantar. Brincadeiras simples podem ajudar a passar o tempo de forma divertida: contar carros de determinada cor, dizer palavras que começam com uma determinada letra, cantar músicas que tenham um determinado tema…
  • Também pode recorrer a livros, desenhos para pintar, tablets, e leitores de DVD, tendo em atenção para que estes não ocupem a viagem inteira, pois isso dificulta a  interação entre os passageiros.