Clay Marzo – Surfista com Asperger

 

Clay Marzo é um conhecido surfista com Asperger.  Este jovem havaiano, diagnosticado com Síndrome de Asperger,   mostrou desde muito novo talento para a prática do surf.

Clay Marzo

Com apenas 10 anos de idade, Clay Marzo ganhou a prova de natação de 200m no Havai. Aos 11 anos ficou em terceiro lugar na NSSA, uma prova para surfistas estudantes dos Estados Unidos. Desde então tem participado em várias provas e recebido diversos prémios pela sua performance no surf.

Durante a sua adolescência foi-lhe diagnosticado síndrome de asperger, transtorno que se enquadra no DSM-IV-Tr, fazendo parte do espectro autista.  No entanto, isto não foi impeditivo de seguir o seu talento e o seu sonho.

Normalmente crianças e jovens com autismo são fascinadas por um interesse em particular, por exemplo, códigos postais, comboios, etc. Para Clay Marzo o surf é a sua fascinação.

Mas nem tudo é fácil para Clay, ele tem dificuldade em manter uma conversa e faltam-lhe habilidades sociais, por exemplo conhecer pessoas novas e conversar com elas. Também apresenta défice de atenção e dificuldade em pensar rapidamente. De acordo com sua mãe, apenas quando está dentro de água é que se sente realmente realizado, focado no seu objetivo.

Este jovem surfista está envolvido com a organização Surfer’s Healing, uma fundação formada por um casal, Israel and Danielle Paskowitz cujo filho foi diagnosticado com esta síndrome aos três anos de idade.

Saiba mais sobre outros famosos com Síndrome de Asperger.