Cérebro de um Disléxico

 

Cérebro de um Disléxico tem um funcionamento próprio. Compreender o cérebro de um disléxico é uma forma de ajudar no processo educativo e de aprendizagem.

Cérebro de um Disléxico

Para melhor compreensão pensemos num computador e na forma como a informação poderá estar organizada. Normalmente toda a informação encontra-se no disco duro, mas isso não quer dizer que esteja facilmente acessível. Pode haver pastas no computador cujo nome está errado e pode demorar horas a encontrar o documento que se pretende.

Da mesma forma, as crianças disléxicas guardam informação, mas não a arquivam no local mais acessível. Muitas vezes devido ao tempo que demoram a procurar o significado de uma palavra já não sabem o que estão à procura ou quando falam de um assunto todos já mudaram para outro tópico de conversação.

Uma analogia mais convencional é procurar um livro numa biblioteca que não tem sistema de classificação e cujos livros estão dispostos de forma aleatória nas prateleiras. A procura demorará horas e será bem frustrante.

Assim, é importante que as crianças disléxicas sejam ensinadas a nomear e organizar bem a informação, como uma biblioteca, para poupar tempo e esforço e evitar a frustração.