Causas da Obesidade Infantil

 

Causas da Obesidade infantil  podem ser de diversas ordens: genéticas, psicossociais, nutricionais, metabólicas e endócrinas.

Causas da Obesidade Infantil

De acordo com a Associação Médica Britânica, a principal causa da obesidade infantil é a ingestão de uma grande quantidade de alimentos comparativamente à quantidade de exercício realizada. Ou seja, as crianças não gastam tudo aquilo que ingerem e portanto o organismo acumula.

Outras razões podem ser apontadas como causa para a obesidade infantil: nutricionais, psicológicas, ambientais, hormonais, genéticas e medicamentosas.

Em termos nutricionais pode salientar-se o tipo de alimentos ricos em calorias, a irregularidade nos horários das refeições e a alimentação baseada em “comida de plástico” (fast-food).

Stress, ambiente familiar complicado, problemas escolares podem causar obesidade infantil. Algumas crianças recorrem à comida como forma de lidar com stress ou simplesmente quando estão irritadas, zangadas ou tristes.

Cerca de 10% da obesidade infantil advém de causas hormonais. Doenças endócrinas, como síndrome de cushing ou hipotiroidismo, manifestam-se através do peso em excesso.

A causa genética não pode ser colocada de lado, crianças portadores de síndrome de down, síndrome de turner ou outros distúrbios genéticos apresentam um aumento de peso e facilidade em adquiri-lo. Da mesma forma, crianças em que ambos os pais são obesos apresentam uma probabilidade de 80% de o serem também (quando um dos pais é obeso é cerca de 50% e quando nenhum dos pais é obeso 9%).

Alguns medicamentos também podem causar o aumento de peso, por exemplo os corticóides.

Obesidade Infantil – Tratamento

O tratamento da obesidade infantil passa pela reeducação alimentar e mudanças de comportamento,  assim como pela prática regular de exercício físico. Em algumas situações recorre-se à cirurgia.

IMC Infantil

Calcular se a criança ou adolescente está acima do peso é  ligeiramente diferente do cálculo para o adulto. Consulte aqui como fazer o cálculo corretamente.