Caixa de areia

 

Caixa de areia é usada tanto em diagnóstico como em terapia. Caixa de areia é basicamente uma caixa preenchida com areia em benefício da criança e do adolescente.

Caixa de Areia

Caixa de areia é constituída por uma caixa com areia e uma ampla colecção de miniaturas representativas de todo o universo: animais, pessoas, casa, meios de transporte, vegetação, figuras mitológicas, religiosas, etc.

“A caixa de areia é uma “técnica expressivo-projetiva”, criativa e não-verbal, pois nela o inconsciente é projetado e expresso em cenários, o que possibilita ao psicólogo/analista um acesso imediato aos conteúdos psíquicos, em um ambiente protegido, livre e contido, onde nada se fala ou é interpretado, simplesmente vivenciado”.

Como utilizar a Caixa de Areia

A criança e/ou o adolescente são convidados a construir, com miniaturas à sua escolha, um cenário, que será representativo do seu mundo interior. Através da forma como posicionam os diferentes bonecos, da interação entre os mesmos, da proximidade ou distanciamento é possível retirar algumas conclusões comportamentais e assim ajudar a criança ou adolescente.