Caça aos Ovos da Páscoa

 

Uma caça aos ovos faz sempre a alegria dos mais novos na altura da Páscoa. E esta atividade é tão fácil de preparar que rapidamente vai tornar-se numa tradição familiar dos próximos anos!

Comece por pensar que tipo de caça ao ovos pretende fazer. Existem várias opções, todas seguramente divertidas! Deixamos algumas ideias:

Caça aos ovos coloridos: cada criança tem de recolher os ovos da cor escolhida. Por exemplo, para um grupo de 4 crianças terá de preparar 10 ovos vermelhos, 10 azuis, 10 amarelos e 10 verdes. Cada criança terá de recolher os ovos da sua cor num tempo determinado (entre 10 e 15 min).

Caça aos ovos escondidos: providencie ovos de plástico que permitam colocar um pequeno puzzle no interior. As crianças têm de montar o puzzle para descobrir o local onde os ovos estão escondidos (opte por um desenho ou fotografia para os mais novos ou uma frase ou adivinha para o mais crescidos).

Caça ao tesouro com ovos: disponha ovos espalhados pela casa ou jardim e perto de cada ovo coloque uma pista para o ovo seguinte. No final espera um tesouro de ovos de chocolate! As pistas podem ser em formato de rimas, adivinhas, desenhos ou até mesmo pequenas tarefas como resolver uma conta matemática ou uma pergunta de geografia.

Caça aos ovos no supermercado: a cada criança é entregue uma lista com os ovos que tem de recolher e uma caixa de papelão para os colocar. Por exemplo, cada criança “vai às compras” com a sua lista: 2 ovos amarelos, 3 ovos vermelhos, 1 ovo roxo, 2 ovos azuis e 2 ovos cor de rosa.

Agora que já sabe qual a caça aos ovos que vai fazer (que tal fazer todas?) comece a pensar no espaço que tem (no interior ou ao ar livre), quem gostaria de convidar, qual a decoração que vai usar e o tempo que precisa para tudo isso!

Antes da caça aos ovos: prepare convites alusivos à Páscoa e distribua atempadamente pela família e amigos. Envolva as crianças na preparação desses convites, vai ver que a criatividade vai reinar!

Onde fazer a caça aos ovos: o ideia é que faça esta atividade ao ar livre, no jardim ou num parque seguro para as crianças. Se tal não for possível faça dentro de casa mesmo, prepare as divisões onde vai esconder os ovos para que as crianças não corram o risco de se magoar.

Decorar os ovos: prepare os ovos que vai utilizar com antecedência e de preferência com a ajuda dos mais novos. Pode optar por utilizar ovos cozidos pintados com corante, adquirir ovos de plástico coloridos ou utilizar ovos de chocolate de compra (se tiver muito tempo pode fazê-los com as crianças!)

Decorar o espaço:estabeleça um ponto de partida e decore-o com balões, ovos colorido, cestinhos e outros motivos alusivos à Páscoa.

Boa caça com os miúdos!

(Pode continuar a brincadeira utilizando os ovos para o Jogo do Ovo da Páscoa!)