Boomwhackers

Boomwhackers  são tubos coloridos de plástico. Boomwhackers também chamados de tubos afinados produzem som quando se bate com o tubo um no outro, na palma da mão ou noutra superfície.

O que são Boomwhackers

Os Boomwhackers são tubos feitos de plástico, com diferentes comprimentos e cores. A cada tubo corresponde  uma nota musical, podendo ser tocados individualmente ou em conjunto.

Boomwhackers e Notas Musicais

Os Boomwhackers usam um sistema de notação musical através das cores. A cada tubo afinado numa determinada nota corresponde uma cor. A correspondência é a seguinte: A/Lá (Roxo),  B /Si (cor-de-rosa), C/Dó (vermelho), D/Ré ( Laranja), E/Mi (Amarelo), F/Fá (verde claro), G/ Sol ( verde escuro).

Como se tocam os Boomwhackers

Os Boomwhackers  produzem som quando se bate um tubo no outro, ao bater na mão, braço, perna ou outra parte do corpo, no chão, numa mesa, praticamente em qualquer superfície. Quanto mais dura for a superfície, maior será o volume do som. Podem ser tocados de forma individual, mas é aconselhável tocar em grupo.

Benefícios dos Boomwhackers

Os Boomwhackers podem ser usados por crianças de qualquer idade e por jovens e adultos sem formação musical. O sistema de cores é simples e permite identificar com rapidez cada nota musical. São fáceis de manusear, versáteis (podem ser tocados de diferentes formas, individualmente e em grupo), resistentes e duráveis e também de fácil manutenção. Permitem trabalhar a noção de ritmo, de melodia, de trabalho em grupo, etc.

Boomwhackers na sala de aula

Para além do ensino musical propriamente dito, os Boomwhackers  também podem ser utilizados no contexto de sala de aula, como material educativo de apoio. Pode ser utilizado, entre muitos outros usos, para incorporar música ou efeitos musicais numa história, para ensinar medidas e distâncias usando os diferente tamanhos dos tubos, para compreender como o som é produzido ou para criar um espírito de equipa na sala de aula fazendo música em conjunto.