Boas Maneiras à Mesa – Comportamentos

Boas Maneiras à Mesa – Comportamentos simples que as crianças adquirem com o tempo. Boas Maneiras à Mesa – Comportamentos gerais de como ter passar uma refeição em família ou fora de casa sem problemas.

Boas Maneiras à Mesa: Comportamentos

Durante a refeição a criança apenas deve apoiar os pulsos na mesa, não os cotovelos.  Ensinar a criança que quando tem a boca cheia não deve falar para evitar que se veja o conteúdo ou que algum alimento saia. Mastigar com a boca fechada e não encher as bochechas de alimento ou não ingerir líquidos com a boca cheia são indicações simples e fundamentais.

Ao conversar na mesa, ensine a criança a pousar os talheres quando pretende gesticular para evitar acidentes. Se necessitar de sair da mesa  pedir “com licença”, por exemplo para assoar o nariz ( a criança não o deve fazer na mesa, mas sim pedir licença, levantar-se e assoar no banheiro).

É importante que a criança saiba utilizar o guardanapo e os talheres convenientemente, assim como as palavras mágicas (palavras de boa educação como “por favor” e “obrigado”). Claro está que tudo deve estar adaptado à idade da criança, o importante é ir adquirindo comportamentos, boas maneiras à mesa.