Blocos Lógicos

 

Os blocos lógicos são um conjunto de 48 peças de plástico ou madeira criados por Zoltan Dienes, matemático russo. Este recurso é fundamental na construção das primeiras estrutura lógico matemáticas.

Este tipo de recursos educativo – blocos lógicos – estimula a criança para que aprenda e desenvolva diversos conceitos matemáticos, por exemplo, forma, espessura, tamanho, noção de conjuntos, cor, etc.

Os blocos lógicos estão dotados de diversas propriedades para estimular e desenvolver o raciocínio da criança:cor, forma, espessura e tamanho.

Quanto à cor utilizam o amarelo, o azul e o vermelho.  Em termos de forma apresenta o círculo, o quadrado, o triângulo e o rectângulo. No que diz respeito ao tamanho apresenta o grande e o pequeno e à espessura, grosso ou fino.

Como utilizar os Blocos Lógicos

Com os blocos lógicos poderá realizar diversas actividades, individuais, em pares ou de grande grupo. É um excelente recurso, pois as crianças aprendem de forma lúdica, por exemplo as cores e as formas geométricas. Faça a sopa da vovó presente no vídeo!

Poderá adquirir os blocos lógicos através de várias empresas de materiais didácticos ou simplesmente utilizar cartolina ou madeira e com umas pinceladas produzir o seu próprio conjunto.