Autismo – Definições

Autismo– Definições existem várias para esta síndrome. Autismo- definições geralmente aceites são as que consideram o autismo como um problema neurológico ou cerebral caracterizado por um decréscimo da comunicação e das interacções sociais.

De acordo com a Sociedade Americana de Autismo – Autism Society of America – autismo é uma desordem desenvolvimental vitalícia com perturbações ao nível das competências físicas, sociais e de linguagem.

O dicionário New Lexicon Webster´s Encyclopedic define autismo como uma desordem psiquiátrica em que o indivíduo se recolhe dentro de si próprio, não responde a factores externos e exibe indiferença relativamente a outros indivíduos ou acontecimentos exteriores a ele mesmo.

Dictionary.com define este síndrome como um transtorno generalizado do desenvolvimento infantil, caracterizado pela comunicação deficitária, por uma excessiva rigidez e por um distanciamento emocional, sendo os autistas pessoas com uma tendência para ver a vida sob o ponto de vista das suas necessidades e desejos.