Alergias nas crianças

 

As alergias nas crianças são cada vez mais comuns. Procure identificar qual a alergia do seu filho e depois adeque os cuidados necessários para que tenha qualidade de vida, especialmente em algumas alturas do ano.

Alergias nas Crianças

Alergias nas crianças são uma hipersensibilidade a uma substância específica. Ao inalar, ingerir ou tocar nessa substância desencadeia-se uma reação alérgica. A substância que a criança é alérgica denomina-se de alergénio e os sintomas apresentados são a reação alérgica.

Basicamente, o que sucede no organismo é o seguinte: quando o alergénio penetra no organismo, o sistema imunitário reage produzindo uma quantidade elevada de anticorpos. São produzidos mediadores químicos, como a histamina, o que desencadeia a sintomatologia típica da reação alérgica: prurido nasal, prurido ocular, espirros, tosse e produção de muco.

O que causa mais Alergias nas Crianças

Os alergénios mais comuns nas crianças são o pólen, as plantas, o pó (ácaros), os cosméticos, o pelo dos animais e alguns alimentos como laranjas, leite, ovos, trigo, chocolates, tomates, morangos e alimentos do mar e até picadelas de alguns insectos.

Cerca de 25% da população sofre de algum tipo de alergia, sendo as mais comuns asma, rinite alérgica e as alergias cutâneas.

Como lidar com as Alergias nas Crianças

Algumas dicas para lidar com as alergias do seu filho:

  • Procure rapidamente o diagnóstico do seu filho.
  • Adapte o quarto do seu filho, eliminando cortinas, protetores de cama e outros têxteis.
  • Controle o ambiente: limpe a casa com pano húmido, evitando produtos químicos fortes (utilizar água e vinagre).