Acordo Ortográfico

 

Acordo Ortográfico é um acordo assinado por países de língua oficial portuguesa, que contém regras de como escrever em português.

Acordo Ortográfico

O novo acordo ortográfico pretende uniformizar a forma como se escreve português, não interfere com a pronúncia das palavras, não cria novas palavras ou elimina palavras existentes e não modifica o uso ou significado das palavras.

O novo acordo contempla uma período de adaptação, durante o qual tanto a grafia anterior como a nova são aceites, mas a partir de 2013 a grafia considerada correcta será a do acordo ortográfico.

O que muda no Acordo Ortográfico

As alterações são de diversa ordem, por exemplo acentuação, alfabeto, hifenização, apresentando diversas vantagens e desvantagens.

Na prática, algumas das alterações do acordo ortográfico, nomeadamente escrever apenas o que se pronuncia, é importante na aprendizagem da escrita de uma criança com dificuldades de aprendizagem, por exemplo dislexia. A criança ou jovem disléxico passará necessariamente a dar menos erros ortográficos, pois escreverá aquilo que realmente é falado.

Acordo Ortográfico – conversores

Existem disponíveis conversores e lista de palavras para que saiba exactamente quais as palavras que mudam consoante o país de língua oficial portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.