8 Dicas para Ensinar Vocabulário a Disléxicos

Aprender novas palavras escritas é uma tarefa desafiante para alunos com dislexia, por isso utilize estas 8 dicas para ensinar vocabulário a disléxicos. Considere a importância de tornar estes momentos de aprendizagem em algo produtivo, tentando ao máximo evitar o aborrecimento e a frustração. E lembre-se, o disléxico tem a capacidade para aprender, especialmente se forem utilizados métodos multissensoriais.

Os alunos com dislexia têm dificuldade em aprender vocabulário escrito e reconhecimento de novas palavras. Muitas vezes existe uma real discrepância entre o vocabulário que a criança tem quando fala e o vocabulário escrito ou de leitura.

Normalmente ensinar novo vocabulário consiste em escrever 10 vezes a mesma palavra, ver o significado no dicionário e escrever uma frase usando a palavra em causa. No entanto este procedimento não ajuda muito alunos com dislexia. A melhor forma é uma abordagem multisensorial, ou seja aprender utilizando todos os sentidos.

Experimente na sala de aula estas 8 dicas para ensinar vocabulário a disléxicos:

1. Entregue a cada aluno uma ou duas palavras

Dependendo do número de aluno na sala de aula entregue uma ou mais palavras. Na sala de aula ou como trabalho de casa peça para que cada aluno apresente as palavras da forma que preferir. Poderá ser uma lista de sinónimos, fazer um desenho que represente a palavra, ou colorir a palavra em formato gigante. Promova a criatividade e  habilidade individual de cada aluno. Cada aluno apresenta a palavra a todos utilizando o seu próprio método.

2. Ensine novas palavras de forma multissensorial

Da primeira vez que introduzir novas palavras, utilize imagens ou gestos para que os alunos percebam melhor. Assim, quando os alunos começarem a ler irão associar a imagem ao significado da palavra. Os alunos poderão escrever as palavras com areia ou tinta para usar com os dedos. Motive os alunos a escrever as palavras no ar ou  dizer as novas palavras em vários tons de voz (susurrar, a sorrir…). Quanto mais sentidos associar às novas palavras, melhor os alunos vão aprender.

3. Afixe as novas palavras num local visível

Se as palavras estiverem visíveis é mais fácil para os alunos lembrarem-se das mesmas e usarem-nas na sua escrita e discurso. Também pode motivar os alunos a criarem cartões com as  palavras aprendidas.

4. Ensine sinónimos

Por exemplo, se a nova palavra é aterrorizado ensine o sinónimo assustado. Explique que ambos significam ter medo, mas aterrorizado é estar muito assustado. Para dinamizar mais peça que os alunos falem sobre os diversos graus de medo.

5. Faça o jogo da mímica

O jogo da mímica é uma excelente forma de rever vocabulário adquirido. Escreva cada palavra num pequeno pedaço de papel e à vez peça para cada aluno mime a palavra.

6. Faça o jogo do desenho

Use o desenho como uma forma de consolidar palavras aprendidas. Faça dois grupos ou mais e peça para que os alunos adivinhem o que o outro grupo está a desenhar.

7. Crie uma história com as novas palavras

Escreva cada palavra num pedaço de papel e deixe cada alunar escolher um. Comece uma história com uma frase que inclua a primeira palavra e depois à vez construam uma história.

8. Permita que os alunos escolham as palavras

Ao ler um novo texto ou história permita  que os alunos encontrem palavras que não conhecem e aponte-as. Utilize essas listas de palavras quando ensinar novo vocabulário. Os alunos terão mais motivação para aprender novas palavras que eles próprios escolheram.