7 Estratégias para melhorar a Memória

 

Existem várias estratégias para melhorar a memória, especialmente para alunos com dificuldades de aprendizagem. Alunos com dislexia ou outro tipo de dificuldade de aprendizagem podem apresentar problemas a nível de memória de curto ou longo prazo. Assim, é importante trabalhar esta área e facultar algumas estratégias para colmatar as falhas.

Estão disponíveis diversas estratégias para melhorar a memória das crianças com necessidades educativas especiais. Muitas vezes estas apenas precisam de ajuda na organização a informação a processar .

Aqui indicamos sete estratégias para a memória que se revelam úteis para crianças, jovens ou adultos com com dificuldades de aprendizagem. Experimente e veja a que funciona melhor com o seu filho ou aluno!

1. Estratégia Metacognitiva

Esta é uma boa forma de aprender novo vocabulário na própria língua ou na aprendizagem de línguas estrangeiras. Pode ser utilizado mesmo com os mais novos, pois não implica necessariamente escrever as palavras.

Basicamente consiste em pegar numa lista de palavras  que se quer aprender (ou já se aprendeu anteriormente) e repete-se as palavras em alta voz. Com os mais novos pode ainda repetir as palavras fazendo diferentes vozes. Por exemplo, dizer as palavras com voz de macaco ou papagaio.  Para as crianças em idade escolar pode pedir-se para escreverem as palavras após a repetição em alta voz.

2. Estratégia da Primeira Letra

Esta estratégia permite agrupar palavras de forma a memorizar determinado conhecimento. Essencialmente consiste em usar a primeira letra de cada palavra para construir uma palavra real ou uma não palavra.

Exemplo de formação de uma palavra real:

AMA (Azul, Magenta, Amarelo – Cores primárias)
CAVES (Campo, Alfena, Valongo, Ermesinde, Sobrado – freguesias do concelho de Valongo)

Exemplo de formação de uma não palavra:

ROYGB (Red, Orange, Yellow, Green, Blue – Cores em inglês)

3. Estratégia da História

Esta estratégia incentiva à construção de uma história real ou tola que incorpore todas as palavras que precisa recordar.

Exemplo de uma história tola com o propósito de recordar uma lista de palavras (mula, cão, tigre, gato, rato e cobra):

O Agricultor australiano já tinha visto uma mula, um rato e uma cobra nas vizinhanças. Em casa ele tinha um cão e um gato, mas para ver um tigre tem de ir a um zoo!

Exemplo de uma história real (um poema sobre os dias dos meses do ano):

30 dias tem Setembro
Abril, Junho e Novembro
Todos os outros têm 30
Excepto Fevereiro

4. Estratégia do Grupo de Palavras

Esta estratégia consiste em agrupar palavras de acordo coma sua categoria, por exemplo, juntar palavras que pertençam à mesma família como os animais: cão, pato, rato, gato, pássaro.

Pode fazer duas ou três listas a partir de um grande conjunto de palavras: ombro, asfalto, palma da mão, elefante, auto-estrada, kanguru, olho, tigre, cobra, braço.

  • Palma da mão/olho/braço/ombro
  • Auto-estrada/asfalto
  • Cobra/elefante/tigre

5. Estratégia da Imagem

Esta técnica permite aprender palavras através de listas de coisas.

Por exemplo, colocar uma lista de animais baseada na cor castanha: cavalo castanho, lobo castanho, gato castanho, leão castanho, cobra castanha, cão castanho…

Ou então formar uma imagem tola para ajudar a memorização: um cão castanho com uma cobra castanha à volta do pescoço como se fosse um cachecol (castanho, claro!)

6. Estratégia do Local

A estratégia do local é a capacidade de recordar locais e atribuir uma imagem para cada um desses locais.

Por exemplo, pensar na escola e fazer uma imagem da caminhada da sala dos professores até à sala de aula. Prestar particular atenção às salas por onde passa, notando as imperfeições, como secretárias desalinhadas, tudo o que provocar imagens mais vívidas.

7. Estratégia das Rimas em Sequência

Esta estratégia é utilizada essencialmente para aprender uma lista de palavras sem relação entre elas, o que normalmente dificulta a retenção.

Por exemplo, uma lista de palavras em inglês é colocada em sequência:

  • one = bun
  • two = shoe
  • three = tree
  • four = door
  • five = hive
  • six = sticks
  • seven = heaven
  • eight = gate
  • nine = wine
  • ten = hen

Depois de aprender estas palavras apresenta-se uma outra lista, associando-se umas palavras à outras:

battleship, pig, chair, sheep, castle, rug, grass, beach, milkmaid, binoculars

Pegue na primeira palavra “bun” e crie um desenho em que esta palavra se relacione com “battleship “ e assim sucessivamente.