5 Jogos na Praia

 

Todas as crianças gostam de brincar na praia, por isso deixamos estes 5 jogos para fazer com as crianças na areia ou junto à água do mar. Tempo de qualidade em família é muito importante, por isso aproveite esta oportunidade para brincar com os seus filhos!

Experimente um jogo por dia e divirta-se com os seus filhos! Qual o que vai escolher primeiro?

  1. Dança das Toalhas
  2. Jogo da Garrafa
  3. Estafeta Aquática
  4. Corda Humana
  5. Concurso de Castelos de Areia

Dança das Toalhas

Conhece o jogo das cadeiras? Este é parecido, mas com toalhas! Estenda as toalhas no chão, sempre menos uma em relação ao número de jogadores. Outro jogador fica responsável pela música.

Todos dançam à volta das toalhas e quando a música para têm de se deitar numa delas. O que não conseguir troca com o jogador que ficou na música.

Jogo da garrafa

Está calor na praia? Este é o jogo perfeito para refrescar nos dias mais quentes de verão! Vai precisar de duas equipas, duas garrafas de plástico, 2 baldes e copos de plástico para todos os participantes.

Cada equipa escolhe um dos seus membros para se sentar e colocar uma das garrafas de plástico na cabeça. Coloque um balde de água do mar entre cada equipa e a pessoa que está sentada. Os jogadores de cada equipa formam duas filas, correm, enchem o copo com água e deitam-na na garrafa que a pessoa sentada tem na cabeça. Quando regressam, o jogador seguinte pode continuar e assim consecutivamente.

Ganha a equipa que conseguir encher primeiro a garrafa! Prémio para todos poderá um mergulho no mar!

Estafeta Aquática

Divida o grupo em dois e posicionem-se à beira-mar. Coloque dois baldes vazios a um metro da água. O objetivo do jogo é transportar água do mar com as mãos, até encher o balde. Os dois grupos jogam em simultâneo e cada jogador joga à vez, correndo até à água, transportando-a com as mãos para o balde, dando depois lugar ao jogador seguinte.

A equipa vencedora é aquela que consegue encher o balde com água primeiro.

Corda humana

O areal é o lugar ideal para este jogo. Uma das crianças começa a tentar apanhar as outras. Quando apanhar a primeira fica com ela de mãos dadas e assim vai formando uma corda humana. Somente quem estiver na ponta pode apanhar. Conforme a corda fica comprida, mais difícil é o movimento. Ganha quem for o último a ser tocado.

Concurso de Castelos de Areia

As crianças gostam muito de construir castelos na areia. Torne esta atividade mais interativa: estipule um tempo para construir os castelos. Aquele que construir o maior castelo ( ou o mais alto) durante esse tempo ganha a competição. Os prémios podem ser uma sessão de cócegas ou um mergulho no mar!

Lembre-se que brincar na praia é sempre divertido, mas tenha alguns cuidados para que a ida à praia seja uma memória agradável para todos. Tenha sempre água à disposição e passe protetor solar frequentemente, evitando a exposição ao sol nos momentos de calor mais intenso. Ensine também as crianças a brincarem nas zonas menos profundas do mar e nunca as perca de vista!