5 Dicas para Estudar Melhor

 

Confira estas 5 dicas para estudar melhor, dicas que ajudam a rentabilizar o estudo e ter melhores resultados escolares. Muitas vezes o sucesso escolar está à distância de uma boa preparação!

Estudar não tem de ser aborrecido ou prolongado. Às vezes apenas é necessário estruturar bem o tempo de estudo e afastar as distrações. Aplique as nossas dicas e bom estudo!

Durma bem

Nunca é demais afirmar que dormir bem é fundamental para uma boa aprendizagem. 7 a 8 horas de sono descansado traduz-se numa maior concentração e atividade cerebral.

Estruture o tempo de estudo

Para rentabilizar melhor o estudo é necessário estruturar o que vai estudar e como. Faça um guião para os seus tempos de estudo, de forma clara e concreta.  Crie um calendário de estudo com os respetivos tempos de descanso.

Descubra o seu ambiente de estudo

Algumas pessoas preferem o silêncio, outras música nas alturas. Umas precisam de tudo organizado, outras entendem-se perfeitamente bem com a pilha de papéis. Não existe um modelo certo para todos, mas é importante que conheça o seu! E muito organizado ou nem por isso, lembre-se de ter tudo à mão para evitar distrações!

Use todos os sentidos

Estudar não tem de ser apenas ler ou escrever, o ser humano aprende de muitas formas. Associe imagens, cheiros, gestos à matéria que está a estudar. Mexa-se durante o estudo, recapitule a informação a andar de um lado para outro, faça um jogo para consolidar o que aprendeu.

Pratique um desporto ou hobby

Exercitar o corpo ou estimular a mente com algo que gostamos ajuda o cérebro a relaxar e a passar sensações de prazer. E depois estará muito mais disponível para estudar!

Confira as nossas dicas em vídeo, ajuda a relembrar!