10 Filmes sobre Autismo

 

Autismo é uma síndrome que tem sido alvo do grande ecrã ao longo dos tempos. Deixamos a sugestão de 10 filmes que retratam o autismo de diversas formas.

1 – Um Time Especial (2011)

Este filme, baseado no livro “A lenda Mickey Tussler”, relata a história de um treinador de uma liga juvenil de beisebol que convida um aluno autista para ser lançador.  O filme conta as peripécias deste jogador e da equipa que reage de modo preconceituoso e desaprovador.

2 – Temple Grandin (2011)

Este filme conta a história da jovem autista Temple Grandin e da sua forma particular de ver o mundo. Vivendo de forma diferenciada, dedicou a sua vida aos animais e revolucionou os métodos de manejo de gado com técnicas surpreendentes ajudando assim os criadores da indústria da pecuária americana.

3 – O Menino e o Cavalo (2009)

O casal Isaacson enfrenta grandes desafios com o diagnóstico de autismo do seu filho. Procuram respostas desde o Texas até à Mongólia e percebem que os cavalos podem ser uma resposta de tratamento, isto porque Rowan (filho) tem uma relação especial com animais, nomeadamente cavalos.

4 – Um amigo inesperado (2006)

Narrado por Kate Winslet, esse filme em formato documentário conta a história de uma mulher e do seu filho autista. Margret procura novas terapias na esperança de que seu filho possa ser capaz de se expressar num nível que nunca pensou ser possível.

5 – Meu nome é rádio (2003)

Baseado na realidade, o filme “Meu nome é Rádio”, conta a história de um estudante diagnosticado como autista que, depois de sofrer inúmeros preconceitos, recebe o apoio de um professor e treinador da equipa de futebol de uma escola no interior dos Estados Unidos.

6 – Uma Viagem Inesperada (2004)

O filme, inspirado em fatos reais, conta a história de Corine, uma mãe que realiza o possível e o impossível para garantir a inclusão educacional e social de seus filhos gêmeos, ambos diagnosticados com autismo. Corine enfrenta instituições públicas, a própria família e sua comunidade para garantir às crianças respeito, dignidade e inclusão efetiva.

7 – À Sombra do Piano (1996)

Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. O principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada por controle e carente de adulação.

8 – Código Para o Inferno (1998)

9 – Rain Man (1988)

10 – Son-rise: meu filho, meu mundo (1979)

O filme narra a história autobiográfica da família que, na década de 70, fundou o método Son-rise. Polêmico – já que parte dos especialistas defende que ainda não há cura para o autismo – , o filme apresenta como um casal, por meio de uma abordagem intuitiva, conseguiu se aproximar de seu filho, diagnosticado com autismo. Para além da discussão da cura, a história e o método inspiraram trabalhos educacionais e de desenvolvimento da criança autista.